Cozinha Mexicana
Nesta categoria pretendo mostrar um pouco de cada cozinha que eu trabalho, vou falar sobre a história, curiosidades e principais características de cada especialidade. Espero que gostem!

A culinária mexicana é uma das mais elaboradas do mundo. Ela integrou com muito refinamento os produtos e tradições das civilizações Maia, Asteca e Espanhola.
Podemos dizer que a culinária mexicana é composta por diversas cozinhas já que cada região tem a culinária e pratos típicos. A culinária do Norte do México foi originada dos indígenas nômades que criaram simples e saborosas refeições com os produtos da região.
A culinária tradicional mexicana é pouco conhecida fora do país e é muito diferente da culinária tex-mex, que surgiu nos Estados Unidos com a migração dos mexicanos.

O mole é um dos pratos típicos do México, sendo o centro das atenções na mesa das festas. Esse prato foi inventado por religiosas do convento da cidade de Puebla. É um prato com molho de consistência grossa temperado com diversos chiles, especiarias, ervas, castanhas, sementes, frutas secas, além de outros ingredientes. Existem diferentes receitas de mole. São “ensopados” e podem conter aves ou carnes pocheados e, geralmente, são acompanhados de arroz ou tortilha.
A tortilla é a base da alimentação cotidiana; ela é a base para preparação de quesadillas, enchiladas, burritos e tacos. Tamales também são bastante consumidos e consistem de uma massa feita de farinha de milho, podendo ter recheios salgados ou doces, sendo envolvidos por folha de milho e então cozidos. As salsas aparecem como acompanhamento de diversos pratos.

Os chiles ou pimentas são essenciais na preparação dos pratos mexicanos. Há uma grande variedade de chiles e podem ser defumados ou frescos. Alguns deles são picantes e outros contribuem com o seu sabor e aroma exótico aos pratos.
Dentre os ingredientes das receitas mexicanas encontramos diversos tipos de feijão de tamanhos e cores variadas. O tomate e o tomatillo (fruta verde da família do tomate) são, também, muito utilizados, além de diversos tipos de cogumelos e milhos.
Algumas das sobremesas mexicanas são a geléia de goiaba, a pasta de gergelim e os sorvetes de abacate, feijão ou milho verde.
As bebidas típicas são tequila e mescal, originárias da planta Agave. A cerveja mexicana é famosa e consumida em todo o continente.
Tive a oportunidade de estudar a cozinha tradicional mexicana quando vivi nos Estados Unidos e cursei “Classic Cuisines of Mexico: The Major Regions” na “The Culinary Institute of America” em San Antonio, Texas.
A cozinha tradicional mexicana é pouco conhecida no Brasil. O que mais consumimos é a comida tex-mex. Eu cozinho tanto a comida tex-mex quanto a mexicana, mas com algumas adaptações já que não possuímos muitos dos seus ingredientes.
2 Comments. Leave new
parabens pelo site muito bom , gosto muito do seu site, aguardo mais conteudo como esse…
Obrigada Yuri.